A organização profissional é um conceito relativamente novo em Portugal e, como em todas as coisas novas, é preciso dar a conhecer o que é para romper com ideias pré-concebidas. Neste artigo desfazemos 3 mitos comuns.
Vamos começar pelo mito mais propagado que faz com que muitas pessoas não procurem o serviço de Organização Profissional.
É preciso muito dinheiro para ter a casa organizada!
Esta é uma ideia que, provavelmente, vem dos programas de televisão e das plataformas de streaming em que são mostrados projectos de organização em casas de celebridades, ou de pessoas que vivem em pequenas mansões. Se estes programas têm o mérito de darem visibilidade à nossa área de trabalho, também trouxeram esta crença errada associada. Na realidade a organização não implica obras, móveis novos ou a aquisição de dezenas de caixas iguais.
Organizar um espaço implica tomar consciência dos objectos que temos, quais queremos manter e por que razões, e guardá-los de forma metódica, num sistema funcional para quem utiliza aquele espaço. Ao criar este sistema podemos verificar que são necessárias divisórias, caixas ou outro tipo de material. Muitas vezes existem nas nossas casas objectos que podem servir esses propósitos. E, mesmo que tenham de se efectuar algumas compras, estas podem ser feitas de forma racional e dentro de um orçamento acessível.
Se leu este parágrafo e começou a pensar “Sim, posso não gastar dinheiro em produtos de organização, mas eu não sei e/ou não tenho tempo para criar um sistema e contratar um profissional sai caro” continue a ler.
A formação, experiência e tempo dos profissionais de organização tem naturalmente um custo associado. No entanto, o tempo perdido à procura de objectos que ninguém sabe onde estão, a compra de utensílios repetidos que não sabia que já tinha em casa e as discussões porque não se sabe das chaves também. A diferença é que no primeiro caso esse valor é apresentado de forma explícita, e no segundo não. Se está a ponderar contratar um profissional de organização coloque as duas medidas na balança e vai concluir que é, seguramente, um investimento na sua qualidade de vida que rapidamente sentirá o retorno..
Se já chegou a esta conclusão, mas tem um orçamento limitado, saiba que a pensar em si na L3 temos o serviço de consultoria de organização online. Nesta modalidade damos-lhe as orientações necessárias para que execute o projecto por si mesmo(a). Este serviço tem um custo mais reduzido, uma vez que despesas de deslocação desaparecem, assim como o tempo despendido pelas L Cubers é inferior.
Tenho de comprar montes de caixas e produtos de organização!
Como referimos no ponto anterior, muitas vezes existem materiais em nossa casa que se podem transformar em produtos organizadores, como caixas de sapatos ou frascos. Com criatividade podemos organizar divisões inteiras sem ir às compras.
Por vezes, são de facto necessários produtos para facilitar a execução do projecto e criar um sistema de organização funcional, fácil de manter e com menor ruído visual. No entanto, um bom profissional de organização sabe maximizar a funcionalidade de um espaço de forma criativa, fazendo uso dos recursos disponíveis em sua casa.
A organização só se mantém se vierem cá a casa 1 vez por mês fazer a manutenção!
Nada mais errado! Um sistema de organização tem em consideração a configuração da casa/divisão da casa, objectos, características e rotinas dos seus habitantes, ou seja, é personalizado. Não criamos soluções iguais em duas casas diferentes. Com um sistema bem implementado, os habitantes da casa serão capazes de o manter autonomamente ao longo do tempo. Assim, não haverá necessidade de contratar um serviço de manutenção, a menos que assim o prefira.
É verdade que o sistema não vai durar para toda a vida, deve ser revisto e ajustado em função do que for acontecendo na vida dos habitantes da casa. Por exemplo, quando surgem novos elementos na família. Mas isso serão situações pontuais de reestruturação e não manutenção periódica.
Esperamos ter desfeito estes 3 mitos e ajudado a desconstruir a ideia de que a organização é um serviço de luxo. Conte-nos que outras crenças tem em relação à Organização Profissional.