Na L3 preocupamo-nos com a preservação do meio ambiente e temos este cuidado presente no dia-a-dia, na execução do nosso trabalho. Assim, valorizamos a eco-organização. Este é um movimento em expansão que consiste em promover a sustentabilidade e a protecção do meio ambiente no âmbito da Organização Profissional. Esta eco-consciência traduz-se em comportamentos que não são novidade para as gerações dos nossos avós, tais como evitar compras desnecessárias e reutilizar materiais.
Neste contexto surge o upcycling, que significa reutilizar materiais que seriam descartados, de forma criativa e com qualidade igual ou superior ao produto original. Caracteriza-se pela optimização de materiais, como, por exemplo, quando se constrói uma peça de mobília a partir de paletes usadas. Utilizou-se a madeira usada e que seria descartada para construir um objecto de qualidade superior.
Esta prática tem várias vantagens associadas, como a poupança de recursos gastos, a redução do lixo produzido, o desenvolvimento da criatividade e a diminuição dos gastos monetários envolvidos na organização da sua casa.
Quando entramos em casa dos nossos clientes é frequente encontrarmos materiais que, com pequenas transformações, podem ser utilizados para organizar. É comum encontrar frascos e latas que depois de lavados e decorados com tecido ou outros materiais, se podem transformar em vasos, porta-canetas, suportes para utensílios de cozinha. No fundo, recipientes para uma variedade de objectos que precisam de ser organizados.
Para começar a praticar upcycling em sua casa comece por treinar a sua visão. É um exercício de criatividade que pode ser divertido e envolver os vários habitantes da casa. Olhe à sua volta e deixe de ver as coisas como aquilo que elas são no seu contexto de utilização original e procure pensar naquilo que elas se podem transformar. Uma caixa de sapatos não tem de ser só uma caixa de sapatos, pode ser decorada e transformada na “casa” do seu material de escritório ou no local onde se guardam os materiais de pintura das crianças. Um cesto de fruta de madeira pode ser lixado, pintado e passar a ser o porta-revistas da sua sala. O truque é ver o que não está lá, mas o que pode vir a estar.