PRÉ E PÓS L3: Quarto de brinquedos

No lançamento da L3 decidimos fazer um giveaway para darmos a conhecer os nossos serviços. A nossa vencedora concorreu com o quarto dos brinquedos do filho.
Na visita técnica descobrimos duas informações muito importantes: que o Salvador ia entrar no primeiro ciclo, precisando de uma zona de estudo no seu quarto, e que neste projecto íamos intervir em duas divisões – quarto dos brinquedos e quarto da criança.


O chamado quarto de brinquedos é, na realidade, um quarto multifunções que também funciona como quarto de hóspedes e closet de roupas sazonais. Assim, para além de organizar os brinquedos era importante delimitar zonas neste espaço.


No dia do projecto, depois de falarmos com a família, percebemos que para aumentar a funcionalidade dos dois quartos ia ser necessário mudar a posição dos móveis. Deste modo, começámos por esvaziar os móveis que iam mudar de divisão e proceder às trocas necessárias.
Foram criadas várias zonas nos dois quartos em função das actividades destinadas a cada local. No quarto do Salvador ficou uma zona de estudo, canto da leitura, toda a sua roupa e materiais de trabalhos manuais – o que ele mais gosta! Já no quarto multifunções ficou a zona de hóspedes, roupa sazonal da família e espaço de brinquedos.

Zona de estudo: a secretária ficou apenas com os materiais essenciais para estudar e posicionada por forma a receber luz natural pela lateral. Imediatamente ao lado da secretária manteve-se uma estante de apoio com os materiais usados nos trabalhos manuais.

Canto da leitura: foi colocada uma estante por baixo da janela com os livros do Salvador, por forma a não bloquear o acesso à janela.  Ao lado deste móvel ficou uma cadeira de baloiço, onde a criança pode ler de forma tranquila, tendo acesso a luz natural e a um candeeiro, quando necessário.

Roupa: A roupa foi organizada num roupeiro e numa cómoda, tendo em consideração a frequência de utilização de cada peça. O varão do roupeiro foi ajustado por forma a que a criança consiga tirar e colocar as peças de roupa de forma autónoma. Promover a autonomia das crianças em tarefas do dia-a-dia adequadas à sua idade é um dos nossos objectivos quando trabalhamos com esta população. A organização serve precisamente para facilitar rotinas e criar bons hábitos, o que deve ser feito em qualquer idade.

Zona de hóspedes: a cama foi colocada com a cabeceira virada para o lado oposto da janela. Desta forma quem estiver deitado na cama apenas vê a janela e a televisão, que foi colocada em cima de uma cómoda. Com esta disposição o campo visual dos hóspedes não será invadido por brinquedos de criança.

Roupa sazonal: a roupa sazonal dos vários membros da família estava dividida entre o quarto multifunções e o quarto do Salvador. Ao reunir toda a roupa da criança no seu quarto foi possível organizar por categorias a roupa de desporto, roupa de praia e outras usadas em ocasiões específicas no quarto multifunções. Optimizou-se a funcionalidade dos dois quartos e facilitou-se o dia-a-dia de todos com este ajuste na roupa.

Espaço de brinquedos: com o Salvador e a mãe presentes foram revistos todos os brinquedos dos dois quartos, um por um. Decidiu-se que no quarto apenas ficariam os materiais de trabalhos manuais e livros, como descrito em cima. Foram seleccionados brinquedos com os quais o Salvador já não brinca: uns foram colocados num saco para os primos mais novos e outros para doar a uma instituição. Esta família já tem o hábito de duas vezes ao ano fazer esta tarefa: antes do Natal e antes do aniversário da criança. Este é um excelente hábito que permite manter apenas o necessário, praticar o desapego desde tenra idade e ajudar quem mais precisa, no caso das doações. Os brinquedos a manter foram agrupados em categorias: puzzles e jogos, carros, dinossauros, entre outras. As categorias foram criadas em função dos brinquedos e preferências de utilização de quem os usa – neste caso, o Salvador.

Este foi um projecto executado em apenas uma tarde, conforme ditavam as regras do sorteio, mas que implicou alterações em duas divisões da casa, intervenção com vários objectos e se traduziu numa melhoria da qualidade de vida dos habitantes da casa. Soubemos, entretanto, que o Salvador gostou muito de começar as aulas e dá muito uso à sua zona de estudo.

Se também quer optimizar uma área da sua casa inspire-se com este projecto e envie-nos mensagem.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes

PRÉ E PÓS L3: Closet feminino

Entre roupas, sapatos, acessórios, bolsas e armários com uma estrutura pouco funcional, por vezes, organizar um closet feminino pode ser desafiante. No caso desta nossa