O uso de produtos cosméticos remonta a milhares de anos. Desde os primórdios que assumem vários papéis: usados para rituais religiosos, como forma de status social, para expressar identidade cultural e para realçar a beleza.
Os primeiros dados do seu uso estão ligados às civilizações egípcia, grega e romana. Durante a Idade Média o seu uso, por influência do clero, ficou negativamente conectado à prostituição.
Ao longo da era do Renascimento voltou a uso e entre os séculos XVII e XIX eram as classes sociais altas – os privilegiados – quem usava maquilhagem.
Chegados ao século XX dá-se o desenvolvimento da indústria da cosmética, a qual se torna popular e economicamente acessível. Nomes como Max Factor, Maybelline, Revlon ou Estée Lauder rapidamente se tornaram referência no mercado.
Certo é que o uso de produtos cosméticos – maquilhagem – enraizou-se na sociedade, sendo uma poderosa arma! Tem a capacidade de realçar a nossa beleza e corrigir imperfeições. Além disso interfere positivamente na nossa confiança e auto-estima.
Para uma correcta utilização e armazenamento dos nossos produtos cosméticos, existem alguns cuidados a ter com os mesmos. Na realidade, estes produtos têm uma data de validade associada, e nem sempre este aspecto é levado em conta ou conhecido pelo consumidor. A validade nada tem a ver com a data de manufactura (como nos alimentos e medicação), mas sim com a data de abertura, a maneira como são conservados e o tipo de embalagem. Esta validade é designada por PAO – Period After Opening. A validade é expressa pelo símbolo de um boião aberto com o número de meses e a letra M impressa.
O modo como são guardados interfere na sua durabilidade: espaços húmidos, oscilações bruscas de temperatura e a exposição solar contribuem para degradar a qualidade dos produtos. Também faz diferença o tipo de embalagem do produto: um frasco doseador não propicia o contacto direto das nossas mãos para retirada do seu conteúdo, já no boião ao usarmos os dedos para tirar a dose necessária estamos a contaminar o produto com gorduras e outros resíduos que vão acelerar a deterioração do mesmo. Nesta última situação recomenda-se o uso de uma espátula para prevenir a proliferação de bactérias no seu creme. Muito importante é lavar as mãos antes de manusear qualquer produto cosmético.
Deixamos-lhe um infográfico para rapidamente consultar as validades dos seus produtos. No entanto, confira sempre com os dados das suas embalagens.
Após a abertura dos seus produtos é recomendável que escreva nas suas embalagens a data de abertura para controlar a validade dos mesmos.
Caso tenha alguma infecção ocular deite fora a sua máscara de pestanas, lápis de olhos e eyeliner. Poderão ter ficado contaminados sem ainda ter percebido que estava com a infecção.
Por fim, não podemos deixar de falar dos seus pincéis de maquilhagem, os quais são itens essenciais no processo de aplicação dos produtos. Mantê-los em bom estado de conservação e limpeza faz parte da rotina de beleza.
Com esta acção prolonga a sua vida útil e evita a ocorrência de alergias, inflamações e infecções.
Os seus pincéis devem ser mantidos dentro de uma caixa com tampa para que não fiquem expostos ao pó e bactérias. Deverão ser lavados pelo menos 1 vez por mês ou, se a utilização for intensiva faça-o 1 vez por semana. Utilize água tépida e um shampoo neutro para os lavar. Depois de bem passados por água coloque a enxugar na horizontal ou na vertical com os pêlos para baixo.
Estes são os cuidados essenciais que lhe asseguram o bom estado dos seus produtos cosméticos para que os possa usar sem que estes representem um risco para a sua saúde. A nível dermatológico os cuidados têm de ser redobrados. A nossa face é o nosso cartão de visita, tendo um papel muito importante na nossa auto-estima.
.