A dimensão das assoalhadas das nossas casas parece excelente quando as vemos vazias. No entanto, quando chega a hora de as mobilar parece que o espaço reduz drasticamente.
Um quarto de criança acaba por ser muito mais desafiante porque, frequentemente, acumula várias áreas funcionais: descanso, vestir, aprendizagem ou estudo, criatividade e diversão. Se o planeamento deste espaço não for bem pensado e executado corremos o risco de ter um quarto desordenado e mal rentabilizado. Em menos de nada teremos de lidar com o desafio de arrumação de brinquedos, roupas, livros, materiais de trabalhos manuais e tantos outros “cacarecos” espalhados por todo o quarto. Sem um bom sistema de organização estaremos destinados ao caos.
Neste artigo daremos ideias e truques para que consiga maximizar o quarto das crianças proporcionando-lhes um ambiente confortável, funcional, prático, organizado e estimulante à sua criatividade e imaginação.
Comece por tirar as medidas do quarto e transponha-as para uma folha de papel ou para o seu computador. Só assim conseguirá iniciar um bom planeamento. Não se esqueça de delimitar as várias áreas funcionais que irá necessitar. A partir daqui deixamos as nossas ideias para melhor adequar às suas necessidades.
Móveis multifuncionais
O uso de móveis que facilmente podem ser movidos e re-organizados permite uma melhor adaptação em função do crescimento da criança.
Móveis que assumem múltiplas funções representam economia de espaço e são bastante versáteis. Camas sommier ou com gavetas ou gavetões embutidos, beliches com escrivaninha integrada, camas abatíveis e cabeceiras de cama com arrumação são óptimas soluções. Berços com cómoda e cama auxiliar acopladas, muda fraldas que evolui para escrivaninha. Bancos com arrumação, cadeiras que se transformam em degraus para aceder prateleiras, armários com mesa retráctil.
As camas com arrumação em baixo permitem colocar, de forma organizada, itens de uso esporádico, roupas sazonais, roupas de cama ou até brinquedos. Caso faça a rotatividade de brinquedos este é um excelente local para os guardar. O espaço que fica em baixo de um beliche poderá ser utilizado para colocar uma mesa de estudo, criar um canto de leitura ou uma zona de brincadeiras.
Além disso procure móveis que sejam de fácil limpeza e manutenção.
Organização vertical inteligente: potencie as paredes
Instale prateleiras ou estantes para acomodar livros, brinquedos, elementos decorativos. Use quadros magnéticos ou painéis perfurados para pendurar itens. Assim liberta espaço no chão recorrendo ao espaço vertical e mantém a organização.
Organização
Pode recorrer a carrinhos organizadores para organizar os materiais de trabalhos manuais, economato, material escolar.
Use caixas empilháveis, preferencialmente transparentes. Assim visualiza o que lá está colocado e rapidamente encontra o que procura. Coloque etiquetas para facilitar a hora de repor os objectos utilizados.
Cestos, caixas e organizadores irão ser uma ajuda preciosa na hora de categorizar e organizar roupa, brinquedos e outros acessórios. Também irá facilitar que as crianças encontrem o que procuram de forma autónoma.
Outras ideias
Caso tenha de colocar um roupeiro opte pelos de porta de correr, pois trará menos limitações na gestão de espaço. As portas de correr são a melhor opção para quartos pequenos.
Pense em colocar uma sapateira atrás da porta para evitar colocar sapatos no armário da roupa.
Para pendurar casacos a uso e mochilas coloque ganchos ou um cabide de parede.
O ideal será utilizar cores claras na decoração, móveis e pintura de paredes pois irá criar uma sensação de amplitude.
Não esqueça uma boa e adequada iluminação das várias zonas do quarto.
Um quarto infantil deve contribuir para o desenvolvimento saudável da criança. Este será o seu refúgio, onde a sua imaginação dará espaço a tantas brincadeiras, mas também um espaço de descanso acolhedor.
Envolva a criança neste projecto de quarto infantil inteligente pois o seu gosto e individualidade devem ser respeitados. O design do quarto deverá ser adequado às necessidades da criança, procurando a harmonia entre funcionalidade, organização, criatividade e diversão.
Este espaço irá crescer com a criança e deixar memórias. Será o seu espaço mágico!
Nota: os links partilhados neste artigo apenas servem de inspiração e não pressupõem qualquer comissão para a L3