Bancadas de cozinha: estratégias inteligentes de organização

A cozinha é como uma gare central: muito movimentada, onde muita coisa acontece. Pare para pensar: na cozinha armazenamos, cozinhamos e usufruímos dos alimentos que compramos. No decorrer destas acções “produzimos” lixo. Reunimos família e amigos para confraternizar. Por vezes é também local de trabalho – sejam adultos ou crianças. Além de que a maioria das casas não tem espaço exclusivo para lavandaria e, portanto, a cozinha será também zona de tratamento de roupa. Assim, é fácil perceber que, sem darmos conta, criamos um depósito das mais variadas coisas: a tão negligenciada bancada da cozinha mas que ao mesmo tempo tanta falta nos faz.

Muito rapidamente o caos se instala se não implementarmos uma rotina. Por essa razão há que ser-se disciplinado para que a funcionalidade não se perca e não se torne um suplicio executar as tarefas quotidianas. Queremos que tenha uma bancada de cozinha eficientemente organizada, razão pela qual lhe damos sugestões, úteis quer para quem tenha uma cozinha grande ou pequena. Claro que terão sempre de ser adaptadas à sua realidade para que sejam funcionais.

Uma bancada limpa e livre de excesso de itens liberta espaço para preparar as refeições de forma mais rápida e prática.

  1. Comece por retirar tudo da bancada e limpá-la

Avalie tudo o que retirou e perceba se lhe é essencial na sua rotina. Aproveite também para olhar para dentro dos armários e procure melhorar a organização e arrumação dos mesmos. É muito possível que consiga criar espaço extra.

  1. Os itens mais usados devem estar de fácil acesso para evitar a tentação de os manter na bancada da cozinha

O que fica a uso na bancada coloque dentro de um cesto, para facilitar a limpeza da bancada. Assim evita retirar os itens de forma individual, ganhando muito tempo. Além disso, pense na opção de pendurar alguns desses itens, se aplicável, pois irá rentabilizar o espaço. A utilização do espaço vertical é uma excelente forma de libertar a bancada.

  1. Enquanto prepara e confecciona os alimentos vá lavando os utensílios que usou, enxugue-os e arrume-os

Caso tenha máquina de lavar loiça vá colocando no seu interior o que já não vai precisar de utilizar. Aproveite também para ir sempre limpando a bancada. No final da refeição vai ver que facilita a arrumação da cozinha. Irá apenas ficar com a loiça da tomada de refeição para tratar.

  1. Mantenha um pequeno recipiente ou caixote perto da área que está a usar para ir colocando o lixo
  2. Aumente a área útil da sua bancada optando por utilizar um carro de cozinha com rodas

Antes de o adquirir avalie as medidas ideais para não ser um estorvo na movimentação da cozinha. Nele poderá colocar itens que usa diariamente e assim ficarão sempre à mão sem que esteja a comprometer o espaço da sua bancada.

  1. Crie um espaço próprio para a preparação do pequeno-almoço

Máquina de café e chaleira, chávenas, açúcar, café, saquetas de chá, colheres. Tudo ficará num espaço específico para não espalhar nada pela bancada.

  1. Pequenos electrodomésticos apenas de uso diário

Espremedor de citrinos, torradeira, tosteira, robot de cozinha… sem dar conta a bancada fica atafulhada. Deixe a uso apenas o que usa diariamente, e prenda os fios para que não fiquem espalhados na bancada. O restante coloque num gavetão ou armário, de fácil acesso.

Pense na expressão “menos é mais” pois ela aplica-se na totalidade quanto à gestão do espaço da bancada da sua cozinha. Quanto mais coisas lá colocar mais terá a sensação de desarrumação. Se pretende algum elemento de decoração na sua bancada aposte nos que têm função dupla: uma bonita fruteira ou até vasos com plantas aromáticas. O esforço em manter a sua bancada desimpedida será compensado pelo tempo que irá poupar nas tarefas diárias que tem de executar.

Com pequenos ajustes poderá recuperar o espaço da sua bancada e já não irá entrar na sua cozinha e sentir desânimo ao ver uma bancada cheia e desarrumada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes

PRÉ E PÓS L3: Closet feminino

Entre roupas, sapatos, acessórios, bolsas e armários com uma estrutura pouco funcional, por vezes, organizar um closet feminino pode ser desafiante. No caso desta nossa