Dia de praia ecológico

Com a chegada do Verão e do calor não há sítio onde apeteça estar mais do que na praia. Dias ao sol, sozinho ou na companhia de quem mais gosta, são sempre dias bem passados. Mas isso não quer dizer que sejam dias em que se desliga o “chip” das preocupações ambientais. Precisamente para preservar o meio ambiente partilhamos algumas sugestões de comportamentos e hábitos simples que todos podemos adoptar quando vamos à praia.

Comecemos pelo óbvio, a alimentação. Ao passar o dia na praia é natural que leve consigo água e comida para se manter hidratado(a) e fazer as suas refeições do dia. Se antigamente piqueniques e almoços de praia eram sinónimo de talheres descartáveis e sandes embrulhadas em película aderente, hoje em dia já não tem de ser assim.

Leve a sua água numa garrafa reutilizável: existem várias opções no mercado, com diferentes tamanhos e materiais. Pense na quantidade de água que bebe por dia e leve mais um pouco para a praia, debaixo de sol há uma maior necessidade de hidratação. Pode optar por levar mais do que uma garrafa ou apenas uma grande. Seja qual for a sua preferência procure levar uma garrafa que pode voltar a usar, ao invés de comprar garrafas descartáveis. Para além do ambiente, a sua carteira também vai agradecer este investimento.

Em vez de sacos de plástico descartáveis utilize recipientes com tampa para transportar os alimentos e coloque-os numa lancheira ou geleira. Deste modo, ficam acondicionados em melhores condições e não corre o risco que a fruta seja esmagada.

Se necessitar de levar talheres e copos leve utensílios reutilizáveis, não nos cansamos de dizer que o tempo dos descartáveis já ficou lá atrás.

Se for fã de sanduíches na praia pense em adquirir uma bolsa reutilizável e facilmente lavável como esta. Evite utilizar produtos de utilização única como a película aderente e o papel de alumínio. À semelhança das garrafas, há várias opções de diferentes cores e tamanhos por onde escolher. 

Ao longo do dia é natural que algum lixo seja produzido e nem sempre estendemos a toalha perto de um caixote do lixo. Utilize uma das caixas onde levou comida que, entretanto, ficou vazia para armazenar esses resíduos. Não há necessidade de levar sacos de plástico para a praia. Separe as sobras de alimentos dos plásticos, papéis, cartões e vidro. Actualmente, na própria praia e/ou à saída de quase todas as praias encontram-se contentores para lixo indiferenciado e os vários ecopontos. Se, não existirem leve o lixo consigo para o descartar nos contentores junto à sua casa.

Se for fumador leve um cinzeiro portátil. Em algumas praias existem cinzeiros na entrada, pode tirar um, utilizá-lo, despejar as beatas no lixo e devolvê-lo no final do dia. Mas nem sempre é esse o caso, assim recomendamos que leve o seu próprio cinzeiro com tampa. Se não tiver um sugerimos que leve consigo um pequeno frasco de vidro, por exemplo, de uma compota. Será um 2 em 1 ecológico, reutiliza um material e não polui a praia.

Se for com crianças pequenas pode levar consigo brinquedos, os mais tradicionais são o balde, pá, ancinho e formas. A regra de ouro aqui é: poucos mas bons.

Antes de comprar comece por perguntar a familiares e amigos se, porventura, têm estes brinquedos – de crianças que já não os utilizam e se lhe podem emprestar. Estes itens são usados sazonalmente e, regra geral, durante menos anos do que os que são precisos até que fiquem inutilizados. Muitas vezes, acumulam-se em casa desnecessariamente, seguindo o raciocínio “Ainda está bom, um dia pode voltar a ser útil”. Ao colocar esta pergunta pode simultaneamente evitar compras desnecessárias e ajudar um amigo a ficar com menos tralha em casa.

Outra ideia pode ser aproveitar materiais que tenha em casa e transformar em brinquedos de praia. No Verão passado lavei um balde de um iogurte de 500ml e usei-o para fazer castelos de areia com o meu sobrinho de 2 anos. Acha que ele se importou? Deixe preconceitos e vergonhas de fora, reutilizar materiais poupa o ambiente e estimula a criatividade!

Caso tenha de adquirir algum brinquedo opte por materiais duradouros, como pás com o cabo em madeira. Daqui a uns anos, quando as crianças crescerem, passe estes brinquedos à geração seguinte.

Crianças e adultos de várias idades gostam de jogar à bola e às raquetes na praia. Siga o mesmo procedimento, antes de comprar pergunte se alguém tem e já não usa.

Por fim, mas não menos importante: use protector solar sempre! Nos últimos anos tem-se falado bastante em cremes “amigos do ambiente”. A verdade é que não existe consenso na comunidade científica sobre protectores melhores ou piores para o ambiente, não sendo o popular selo “reef safe” sequer regulado. O que se sabe é que apanhar sol sem protecção tem efeitos muito nocivos para a saúde, por isso quando for à praia use protector solar. Para mais informações sobre o tema aconselhamos este episódio do podcast Ambientalista Imperfeita.

Terminamos ainda com uma sugestão de actividade: Leve um recipiente para o seu passeio à beira-mar e apanhe o lixo que encontrar no chão. Infelizmente não vai ter dificuldade em encontrar embalagens e garrafas. Se é verdade que impacto desta actividade no ambiente será reduzido – o lixo não vai todo desaparecer com estas iniciativas -, é igualmente verdade que vai dar um bom exemplo a quem estiver consigo, sejam crianças ou adultos. E, esperamos, que despolete alguma vergonha nas pessoas que deitam lixo para o chão, para que deixem de o fazer.

Antes de se ir embora da praia olhe à volta, veja o espaço onde esteve e certifique-se que não deixa nada para trás.

Aproveite os dias de calor e experimente incluir alguns destes hábitos! Conte-nos que comportamentos sustentáveis já põe me prática nas suas idas à praia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes

PRÉ E PÓS L3: Closet feminino

Entre roupas, sapatos, acessórios, bolsas e armários com uma estrutura pouco funcional, por vezes, organizar um closet feminino pode ser desafiante. No caso desta nossa