Viver sozinho… É, sem sombra de dúvida, uma grande experiência de vida. Há quem nunca passe por ela, pois sai de casa dos pais no seguimento de um casamento ou união de facto. Esta experiência promove a autoconfiança, constitui um aumento de responsabilidades acompanhado por um misto de ansiedade e euforia.
Este novo desafio não deverá ser um acto irrefletido. Existem riscos associados a avaliar por forma a criar planos de retaguarda. Acima de tudo há que ser-se disciplinado e organizado. Existirá um período de adaptação a esta nova realidade. As regras da casa agora serão suas, e nada o(a) impede de as alterar para optimizar o fluir da sua vida.
Procuraremos deixar aqui dicas para melhor organizar este grande passo na sua vida. É sempre bom fazer face a desafios, mas se possível preparando-nos para tal.

1. Fazer uma lista de entradas e saídas de dinheiro
Crie, em formato papel ou digital, um mapa com os fluxos de entrada e de saída. Avalie quanto poderá despender para gastos essenciais (renda de casa, água, luz, gás, internet, supermercado), gastos extra (decoração da casa, ginásio, seguro de saúde…) e reserva para emergências.
2. Escolher o espaço
Vai querer arrendar ou comprar? Pense na documentação necessária para ambas as situações.
- A compra, na grande maioria das vezes, implica um fiador. Existem os custos associados ao pedido de empréstimo, escritura.
- Se optar por arrendamento veja o que mais lhe compensa: casa mobilada ou não. Os contratos de arrendamento implicam, por norma, duas rendas em avanço
3. Saber executar as tarefas domésticas e ser organizado(a)
- Limpar a casa, cozinhar, tratar da roupa, saber ir às compras serão tarefas que provavelmente dependerão apenas de si. Crie um cronograma para que mantenha tudo sob controle.
- Saber que se desarruma vai ter de voltar a arrumar no devido lugar. Agora está nas suas mãos o controle do estado de organização da sua casa.
4. Estar preparado(a) para imprevistos
- Faça uma chave extra do espaço em que estará a viver. Deverá deixar essa chave extra com um familiar, amigo ou colega de trabalho.
- Tenha de fácil acesso uma lista com números de emergência: polícia, bombeiros, hospital, farmácia, senhorio.
- Tenha uma mini-farmácia para as pequenas emergências
- Uma caixa de ferramentas básica será útil
5. Planear a mudança
Caso necessite de uma empresa de mudanças faça um levantamento de orçamentos.
6. Conhecer os vizinhos
Não tem de ser amigo dos seus vizinhos, mas sim saudá-los e respeitar o descanso de todos, evitando barulhos incomodativos.
7. Desfrutar da sua nova casa
Agora que está instalado(a) desfrute do espaço. Por muito que goste da sua nova casa continue a conviver. Convide amigos e família para o visitarem.

Inicialmente esta experiência poderá parecer avassaladora, imprevistos vão surgir e o ideal será ter mente aberta para os resolver. Se precisar de ajuda não tenha vergonha de a pedir. Não considere essa acção como um passo atrás nesta sua decisão. Desfrute desta sua nova viagem preparado(a) para iniciar um novo capítulo do seu livro de vida.
