Organizar a despensa

A despensa é um espaço da casa que, não sendo uma divisão, tem tanto ou mais a beneficiar com a organização como qualquer quarto ou sala. É um local, por excelência, destinado aos alimentos que não precisam de ser conservados no frigorífico ou congelador. Por norma, as despensas localizam-se numa zona da casa que receba menos sol durante o dia para garantir condições mais favoráveis à preservação dos alimentos. No entanto, cada vez mais as casas modernas não têm uma despensa, um espaço físico contíguo à cozinha no qual se armazenam os alimentos secos, como os cereais, o arroz, a massa, os enlatados e as bebidas fechadas. Mas, mesmo que não tenha esta divisão delimitada tem um local na sua cozinha no qual guarda estes produtos. Neste artigo partilhamos consigo algumas dicas para que possa tirar o maior partido deste espaço:

Esvaziar a despensa: Comece por retirar tudo o que tem dentro da despensa ou armários. Isto inclui o aspirador que possa estar num canto e para o qual sabe que este electrodoméstico vai voltar, assim como o mais pequeno frasco de especiarias. É importante que o espaço, seja uma despensa ou um armário, fique totalmente vazio para que consiga visualizá-lo por inteiro.

Agrupe por “famílias”: À medida que for retirando os itens da despensa vá criando famílias de artigos, por exemplo: cereais, arroz, massas, especiarias. Em função do conteúdo da sua despensa, pode fazer sentido agrupar os alimentos por tipo – por exemplo, massas, arroz, enlatados -, por função – por exemplo, pequeno-almoço, lanches – ou uma combinação de critérios. Não existe uma regra fixa que funciona para todos, lembre-se que um bom sistema de organização é personalizado a quem o utiliza e aos seus hábitos.

Faça triagem: Veja todos os itens de cada categoria, deite fora o que tiver passado do prazo. Se verificar que tem um artigo no prazo, mas que não vai usar pense em alguém a quem possa ser útil, tire uma fotografia, envie e pergunte à pessoa se o quere. Por exemplo, pode encontrar uma embalagem de um tipo de arroz que comprou para fazer um prato específico, mas não gostou do resultado. Se sabe que uma pessoa amiga usa este arroz pergunte-lhe se ela o quer, assim liberta espaço na sua cozinha a evita o desperdício alimentar. Atenção, pergunte sempre antes de oferecer. Como em qualquer outro espaço, doar o que queremos destralhar só faz sentido se a pessoa a quem dermos os objectos ou alimentos os quiser.

Meça o espaço e faça ajustes: Muitas vezes a altura das prateleiras pode ser alterada e contribuir para a melhor utilização do espaço. Se for comprar ou reutilizar recipientes para armazenar alimentos tenha em consideração a altura e a profundidade das suas prateleiras.

Use a abuse das transparências e etiquetas: A localização dos itens na despensa deve ser de fácil entendimento e intuitiva para todos os habitantes da casa. Sempre que possível use frascos ou caixas transparentes para que o conteúdo seja visível, recorra a etiquetas para identificar o que ficar em recipientes opacos.

Reveja periodicamente: As categorias e alimentos que usa hoje podem não ser as mesmas amanhã, hábitos mudam, pessoas saem de casa, bebés nascem. Nenhum sistema de organização, por mais optimizado e personalizado que seja, é universal ou eterno.

Siga estas dicas e diga-nos se ficou mais fácil gerir a sua despensa!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes

Opções Conscientes

A consciência ambiental e a sustentabilidade são temas cada vez mais presentes nas nossas vidas. É fundamental repensarmos os nossos hábitos de consumo e adoptarmos

PRÉ E PÓS L3: Cozinha

A desorganização de uma cozinha é transmitida não só pelo aspecto visual como pela falta de funcionalidade. O cérebro fica sobrecarregado, dificultando a nossa concentração,

Na organização nada é taxativo

Na L3 a nossa abordagem à organização é personalizada. Não acreditamos em soluções idênticas em casas diferentes. Neste artigo explicamos o que queremos dizer com

PRÉ E PÓS L3: Closet Casal

Ao longo da vida, vamos acumulando peças de roupa, muitas vezes sem nos apercebermos. Isto acontece pela ausência de um sistema organizado, funcional e de